segunda-feira, novembro 02, 2009

Momentos de Literatura ...



"... Depois de arquivar milhões de pensamentos na sua memória, surgiu algo ainda mais fantástico: a consciência.Quem a pode explicar? Milhões de livros são insuficientes. Através dela descobrimos que temos um "eu" e que somos um ser único no teatro da vida. Desse modo, construímos as relações sociais, amamos, sentimos falta das pessoas e procuramos romper a nossa bolha de solidão.
    A personalidade foi, assim,confeccionada de maneira multifocal e bela. se você é negativista, inseguro, corajoso, sonhador, tal deve-se à história escrita na sua memória. Você interpreta o mundo pelas janelas da sua história. Ela contém milhares de arquivos com biliões de informação. Você não pode apagar a sua memória, nem as experiências dolorosas nem as agradáveis. Ela só pode ser reescrita..."

"... Se alguém lhe fechar a porta, não gaste energias com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água. A água nunca discute com os obstáculos, mas contorna-os..."

"... Talvez você esteja tão ocupado que nem tem tempo para dialogar consigo mesmo. é provável que você cuide de toda a gente, mas se tenha esquecido de si mesmo. Talvez seja aconselhável você fazer um "stop introspectivo": pare e repense seriamente o que tem feito com a sua vida. Será que não se "auto-abandonou"?
    Você faz a limpeza do seu escritório, da sua carteira, da sua casa, mas não faz uma limpeza a tudo o que perturba a sua alma. Você não desliga a sua mente, não gere os seus pensamentos e costuma fazer o velório antes de alguém morrer. O que é que isso significa? Significa sofrer por antecipação, viver problemas que ainda não aconteceram.
    A vida já tem as suas próprias complicações e, como a sua mente está continuamente agitada, você complica-a ainda mais. ..."

"...Como você não gere e não aquieta os seus pensamentos, o seu cérebro começa a protegê-lo. Como? Desligando-o. A sua memória torna-se má. E você e alguns médicos desinformados começam a achar que está com alterações cerebrais. Na realidade, o nosso cérebro tem mais juízo do que nós mesmos. Ele fecha as janelas da memória para pensarmos menos e gastarmos menos energia. Essa é uma grande e reconfortante descoberta..."

"...Será que (...) você envelheceu  no único lugar em que não é permitido envelhecer, no território da emoção? Será que você não se  aprisionou no único lugar em que deveria ser livre, no palco da sua mente? Se se estiver a sentir velho e aprisionado, não desanime, pois o destino não é um facto inevitável, mas uma questão de escolha. Opte por se libertar do cárcere da emoção..."

Momentos de leitura introspectiva  com : "Você é Insubstituível" de Augusto Cury, Editora Pregaminho.

Sem comentários: